Caminhão foi flagrado com mais de 13 Ton de excesso de peso.
Na data de ontem (15) a PRF executou a 9ª Edição da Operação Serra Segura na Unidade Operacional da PRF, em Guarapuava. A Operação já ocorre em diversos locais do país e visa fiscalizar, principalmente, irregularidades nos sistemas de freios, suspensão, direção e sinalização de veículos de cargas, além de promover a saúde dos profissionais do transporte.
A fiscalização ocorreu das 09h até as 17h, em uma ação que contou com o apoio de equipes de enfermeiros e mecânicos da Concessionária Caminhos do Paraná.
Durante a fiscalização dos veículos, os mecânicos faziam a avaliação geral do sistema de frenagem e direção e após a fiscalização da documentação e devidas orientações, o motorista era encaminhado para fazer uma avaliação da saúde com a equipe de enfermeiros.
Ao total foram fiscalizados 74 veículos, sendo lavrados 79 autos de infração em razão de diversas irregularidades. 06 veículos foram removidos, por não apresentarem condições mínimas de segurança para prosseguir a viagem. Outros 26 tiveram o documento retido e receberam um prazo para efetuar a regularização e apresentação do veículo com as irregularidades sanadas. Durante a fiscalização foram autuados veículos com pneus sem condições de segurança (38,2%), problemas nos sistemas de freios (25,5%) e problemas nos sistemas de iluminação/sinalização (23,4%).
Durante a fiscalização foi flagrado um caminhão basculante que transportava concreto betuminoso, de Guarapuava para Prudentópolis, o qual apresentou um excesso de peso de 13.144 Kg. O excesso de peso aumenta o risco de acidentes em diversas situações, dificultando a ação dos freios, prejudicando a estabilidade do veículo e ocasionando quebras mecânicas. Mas os perigos não param por aí, o índice de fatalidade também aumenta nesses casos. Todo veículo é projetado e montado com a escolha de peças e componentes com especificações técnicas determinadas, para transportar uma quantidade máxima de peso, ao trafegar com carregamento além do estabelecido, o caminhoneiro exige um esforço maior do caminhão, comprometendo a mecânica e estrutura do caminhão, colocando em risco a segurança de todos que transitam nas rodovias, principalmente nas regiões de Serra.
Ainda, 3 ocorrências foram encaminhadas para a Receita Estadual em razão do transporte de mercadorias sem o respectivo Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (Danfe). Após regularização junto à Receita Estadual de Guarapuava, os veículos foram liberados.
Esse modelo de operação promove o aumento da segurança viária, pois tira de circulação os veículos sem condições mínimas de segurança.