OFICIO CIRCULAR N° 016-2020
Prudentópolis, 23/09/2020
Assunto: Foco de Raiva em Propriedades de Prudentópolis
Comunicamos a confirmação do sétimo caso de raiva positivo de Raiva de Herbivoros, Informamos tratar-se de uma doença nervosa, que acomete todos os mamiferos, inclusive o homem, sendo de evolução fatal.
Este último caso confirmado está situado na Localidade de Linha Dezembro, estendendo a indicação de vacinação contra raiva dos animais domésticos no raio de 12 km da localidade, realizando a vacinação nas localidades de Linha Ronda Linha Nácar, Linha Rio Preto, Inspetor Carvalho, Rio dos Patos, Fazenda Canarinho, São Pedro, Queimadas, Papanduva de Baixo, Papanduva de Cima, Ponte Alta e Palmital.
1. Reforçamos a orientação ao produtor de vacinação do rebanho, de todos os animais domésticos tais como, bovideos, equideos, suinos, caprinos, ovinos, realizando a dose de reforço 21 dias após a primeira vacina.
IMPORTANTE: A VACINA CONTRA A RAIVA NÃO POSSUI CONTRA-INDICAÇÃO.
2. Fazer o uso de pasta vampiricida ao redor de mordedura por morcegos em animais domésticos sugados no final do dia, alguns dias seguidos.
3. Comunicar a ADAPAR sobre a existência de abrigos de morcegos, animais doentes ou sobre mortes de animais cuja a causa se desconheça.
Importante: Em caso de animais suspeitos, com sintomas compativeis de raiva na propriedade, evitem entrar em contato com a saliva do animal. Em hipótese nenhuma colocar as mãos na boca do animal, por ser a região com maior perigo de contaminação ao homem. Sempre que manipular o animal, lavar bem as mãos com água e sabão.
Dúvidas e informações, procurar a Adapar de Prudentópolis pelo telefone e Whatsapp (42) 3446-4200